Boletim de Notícias: Cadastre-se e receba gratuitamente

capa facebook

CroJud troca experiências com instituições de justiça

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

 

Por CroJud

 

A revista Crónica Jurídica & Judiciária, da responsabilidade da Imprensa Paralegal, tem estado a realizar visitas de trabalho às instituições da administração da justiça com vista a promover a troca de experiências e a partilha de oportunidades de parceria em matérias de cobertura jornalística especializada, profissionalizada e sistematizada de assuntos de justiça.

 

Nesse âmbito, a equipa da CroJud, representada pelo Director Geral, Armando Nenane, pelo assistente de direcção, Arsénio Zucula, secretária administrativa, Julieta Pacheco, revisor linguístico, tradutor e intérprete, Jamal Eduardo, assim como pelo vocalista e guitarrista da Banda Paralegal, Mussa Pardivala, teve o privilégio de trocar experiências e partilhar oportunidades de parceria com os Gabinetes de Imprensa, de Comunicação e Imagem do Provedor de Justiça e do Tribunal Supremo.

 

Nas referidas visitas de trabalho, ocorridas em momentos diferentes, os responsáveis dos sectores de imprensa, de comunicação e de imagem tanto do Gabinete do Provedor de Justiça assim como do Tribunal Supremo manifestaram a sua maior satisfação pelo surgimento da revista Crónica Jurídica & Judiciária, tendo considerado que a mesma deverá ser um parceiro estratégico no âmbito do promoção do acesso à informação sobre assuntos de justiça, sendo o acesso à informação uma condição essencial para o acesso à própria justiça pelos cidadãos.

 

 

Para Sérgio dos Reis Webber, responsável pelo sector de imprensa, comunicação e imagem do Gabinete do Provedor de Justiça, tem havido uma má interpretação do papel exacto da figura do Provedor de Justiça, as pessoas não compreendem muito bem sobre quais são as suas competências e atribuições, havendo quem entenda que qualquer assunto pode ser atendido pelo Provedor, incluindo conflitos entre vizinhos ou entre particulares. “Na verdade, o Provedor de Justiça intervém na busca de soluções em conflitos que opõem o cidadão com a administração pública”, disse.

 

É nesse âmbito que, segundo Sérgio, a imprensa em geral e os jornalistas em particular desempenham um papel fundamental em termos de cobertura das actividades realizadas pelo Gabinete do Provedor de Justiça, o que irá permitir que os cidadãos possam ter melhor compreensão sobre as suas competências e atribuições.

 

Por seu turno, Denise Silva, Directora do Centro de Documentação e Arquivos do Tribunal Supremo, considerou importante o papel da imprensa na cobertura das actividades dos órgãos do poder judicial, desde os tribunais superiores aos tribunais inferiores. “As decisões judiciais precisam de ser divulgadas para que as pessoas possam ter conhecimento do direito e dos seus direitos”, disse. CroJud

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

| Leia mais

| Arquivo

Procurar por data