O grupo teatral Ncuenha realiza esta sexta-feira no Ruby em Nampula, uma sessão de teatro ao ar livre intitulada ‘Deuses de África’.
Aberta ao público, a peça teatral ‘Deuses de África’ conta sobre ensinamentos e princípios culturais dos povos africanos incluindo abordagens sobre a antiguidade no continente negro.
Trata-se de uma coreografia em o novo Rei, depois de ascender ao poder obrigou o seu povo a parar de adorar os espíritos e de praticar os rituais tradicionais. E porque a palavra do Rei é para ser respeitada, o povo obedeceu. O que enfureceu os espíritos. Seguiram-se longos períodos de seca e fome, e outros de chuvas e ventos fortes que devastaram e enlutaram África.
Os líderes espirituais da região convenceram o Rei, que a sua atitude era a razão do sofrimento do povo. Arrependido, o Rei voltou atrás com a palavra e pediu desculpas aos espíritos e a situação voltou a normalidade, trazendo prosperidade e paz ao reino.
A apresentação acontece numa altura em que a humanidade e o mundo vivem momentos difíceis e inolvidáveis, sobretudo depois dos estragos da pandemia da covid-19; a desaceleração da economia global e nacional agravada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia principalmente com impacto nos combustíveis e cereais nos mercados.