As agências do Standar bank deverão reabrir esta segunda-feira depois do encerramento anunciado semana passada pelo banco. A comunicação do standard bank aos seus clientes não esclarece se serão ou não todas das agências a serem encerradas no país, apenas diz que o encerramento tem a ver com a modernização do sistema informático central.
No mês passado, o Banco de Moçambique reiterou que persistem graves irregularidades relativas a manipulação fraudulenta câmbial no Standard bank.
No ano passado, na sequência da inspecção onsite realizada ao Standard Bank de Moçambique foram instaurados processos contravencionais contra aquela instituição bancária e dois dos seus gestores nomeadamente Adimohanmo Chukwuma Nwokocha, Administrador Delegado, e Carlos Domingos Francisco Madeira, Director da Banca Corporativa e de Investimentos por infracções graves de natureza prudencial e cambial tendo sido aplicadas pesadas medidas sancionatórias.
A 23 de Julho de 2021, o Standard bank tinha cumprido com as acções previstas para o curto prazo e autorizado a realizar actividades cambiais de conversão de divisas com os seus clientes, com efeitos a partir do dia 26 de Julho de 2021, mas continuou, no entanto, impedido de participar no Mercado Cambial Interbancário.
Formalmente, vigora, desde domingo, 24 de Julho, o impedimento ao Standard bank Moçambique de participar no mercado Cambial interbancário por alegada manipulação fraudulenta da taxa de câmbio e instalação e implementação de uma rede de pagamentos ilegal sediada fora do país despoletada pelo Banco de Moçambique em 2021.